FATOS POLICIAIS

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

MARIA SALOMÉ DÍOGENES PINTO

 


MARIA SALOMÉ DÍOGENES PINTO, PRIMEIRA ELEITORA APODIENSE, CASADA COM "CHICO PINTO", PREFEITO DE  APODI  E DEPUTADO ESTADUAL

Maria Salomé, natural de Apodi, Estado do Rio Grande do Norte, filho do Major FRANCISCO DOÓGENES PAES BOTÃO  (este foi Presidente da Intendência Municipal de Apodi)e de ANTÔNIA ZENÓBIA FERREIRA PINTO. Devido o casal João Jázimo de Oliveira Pinto(foi Presidente da Intendência Municipal de Apodi) e Isabel Sabino Filha, conhecida por  BEBELA, não terem filhos, adotaram a recém-nascida Maria Salomé, que era sobrinha-neta de João Jázimo, pelo fato de ser neta de sua irmã CLAUDINA MARIA DE OLIVEIRA NEVES, casada com o Coronel FERREIRA PINTO, e era sobrinha da esposa de Bebela, por ser filha de um irmão de Bebela, o senhor FRANCISCO DIÓGENES.

Francisco Diógenes era cunhado, de João Jázimo e enteado do pai de João Jázimo.

Maria Salomé casou-se em 20 de setembro de 1913, na Igreja Matriz de Apodi, com o jovem FRANCISCO FERREIRA PINTO, conhecido por “CHICO PINTO”, natural de Apodi-RN, filho de  Cassimiro Ferreira Pinto e dona Vicência Gomes de Oliveira Pinto.

Este consórcio matrimonial foi divulgado no jornal ‘COMÉRCIO DE MOSSORÓ”, edição de 5 de outubro de 1913, edição de 489.

Filhos de Maria Salomé e Chico Pinto:

1 – Francisco Pinto Filho,

2 – João Pinto, que foi prefeito de Apodi.

Dr. João Pinto, natural de Apodi-RN, em 26/10/1918 e falecido em Mossoró-RN, em 21/01/2003, filho do Coronel Francisco Ferreira Pinto e de Maria Salomé Diógenes Pinto (primeira eleitora apodiense, em 1928). Era casado com Cesarina de 0liveira Pinto (26/03/1921 – 24/07/1998).

3 – Maria de Lourdes Pinto, e

4 – Francisca Diógenes Pinto.

Portanto, Salomé foi a primeira dama municipal de Apodi, tendo em vista que seu esposo, Chico Pinto foi eleito em 06 de setembro de 1925,presidente da Intendência Municipal de Apodi, atual cargo de prefeito, o qual foi reeleito em 02 de setembro de 1928, na condição de prefeito e tomou posse em 01 de janeiro de 1929.

Maria Salomé também foi a primeira eleitora de Apodi, direito dado as mulheres potiguares através da Lei nº 660, de 25 de outubro de 1927.

FONTE – PESQUISADOR MARCOS PINTO – MAIOR PESQUISADOR DE APODI E REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARIA SALOMÉ DIÓGENES PINTO

  MARIA SALOMÉ DIÓGENES PINTO, ESPOSA DE FRANCISCO FERREIRA PINTO FOTO - MARCOS PINTO